sábado, 27 de outubro de 2007

1º dia de estágio

Comecei o estágio ontem de manhã quase com uma directa em cima porque na noite anterior fui ver o concerto da banda do Gomes : Incuba-mos .

Após uma curta viagem de autocarro cheguei a Linda-a-Velha e dei logo com o edifício da OutSystems. O problema foi que a OutSystems tem dois escritórios em Linda-a-Velha e como não podia deixar de ser, fui ter ao errado. Felizmente, o outro escritório era do outro lado do edifício por isso não perdi muito tempo.

Quando lá cheguei subi no elevador (já não sei quantos andares, tenho de ver isso para não me enganar) e entrei por uma porta que depois percebi que só se abria se o sistema identificasse uma impressão digital. Como a minha impressão digital ainda não estava no sistema, tive de tocar à campainha.

Fui logo bem acolhido e fiz um "tour" do sítio. Pareceu-me ser um local relativamente pequeno. As pessoas trabalham quase todas na mesma sala em conjuntos de mesas chamadas 'ilhas'. Cada 'ilha' pertence a uma equipa de pessoas que são responsáveis por uma certa área. Eu estou na ilha que trabalha directamente com os Estados Unidos.

Conheci muita gente mas decorei poucos nomes. Isso virá com o tempo. Toda a gente foi porreira comigo e não me senti tão perdido como me poderia ter sentido num primeiro dia num sítio desconhecido com pessoas desconhecidas.

O único problema que tive foi não ter levado o laptop. Lá na OutSystems toda a gente usa laptop! Ninguém me tinha avisado disso e começou por ser um problema mas rapidamente deixou de o ser pois me emprestaram um computador.

Para acabar esta mensagem que começa a ficar longa, disseram-me que a minha 'missão' durante a próxima semana (e talvez também na outra) é de fazer a minha "auto-formação". Isso significa que tenho de ler uns tutoriais sobre o(s) programa(s) que eles usam e aprender tudo o que puder durante esse tempo. Felizmente houve muita gente a dizer-me que se tivesse dúvidas podia falar com eles.

Ah, factor importante: cada um gere o seu tempo. Não há horas certas de entrada nem de saída.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Linda-a-velha

Antes de ir estagiar durante 6 meses para a Califórnia ainda vou estagiar durante um mês em Linda-a-Velha na mesma empresa! A empresa chama-se OutSystems!
Começo amanhã o estágio em Linda-a-Velha! Vamos ver o que isto dá...

The beginning

Aqui vai a primeira mensagem deste "blogue". (sim, a palavra existe em português por mais estranho que seja..)

Até hoje não tinha percebido a utilidade de se ter um blogue, mas sabendo que vou para a Califórnia brevemente, achei que podia ser uma maneira gira de dar notícias minhas aos meus amigos e família, de publicar algumas fotos da minha estadia, etc. Obviamente que existem outros meios de comunicação mais pessoais e continuarei a usá-los mas a verdade é que a maior parte de vocês sabe o que é chegar ao messenger e terem 5 ou 6 pessoas a vir falar convosco fazendo com que não tenham realmente tempo de falar convenientemente com cada pessoa.

Visto que nunca tive um blogue, que sou um bocado preguiçoso e que não sei quanto tempo terei disponível para dedicar a isto, não dou garantias nenhumas de que vou escrever todos os dias nem prometo não desistir disto.