sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Last week before Xmas..

Hello, hello!

Esta semana estivemos a marcar a nossa viagem para... ...LAS VEGAS! Eu sei, eu sei.. cuidado com o poker e tal.. No worries.. Está tudo "under control"! =) Marcámos avião e hotel para quatro dias (os dois o mais barato possível) e já estamos preparados para ir para esse mundo de luxo e fantasia durante 4 dias. Vamos de 26 a 30 deste mês.

Ao fazermos a reserva do hotel (com cartão de crédito e online) apanhámos logo um grande susto quando vimos que nos tinham descontado 5 vezes mais do que esperado. Para não entrar em demasiados detalhes resumo já dizendo que acabou tudo bem! Não tivemos nenhum problema e recuperámos o dinheiro.

Esta semana também fizemos as compras de Natal que foram complicadas de fazer porque ainda não nos conhecemos muito bem. Mas acho que vai correr tudo bem e com um bocado de sorte ninguém se vai queixar.. =)

Vou tentar, pela primeira vez, cozinhar um prato a sério: Peru recheado! Vai ser uma aventura mas vamos todos estar na cozinha à volta do peru como médicos à volta de um paciente na sala de operações. (Meg, "desvicia-me" de Grey's Anatomy..)

Se não falar com alguém entretanto: Feliz Natal e portem-se bem!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

First week!

Esta semana estive a trabalhar com o André numa empresa chamada XDx. O André já lá está a trabalhar há uma semana. Estamos a fazer um projecto e ao mesmo tempo a treinar 3 informáticos da XDx. Um deles já percebe imenso de OutSystems (um bacano alemão que curte metal) e os outros são dois indianos muito simpáticos mas pouco trabalhadores e totalmente principiantes em OutSystems. Mas o problema maior não é esse..

A maior dificuldade é perceber o inglês deles! Eles falam inglês como se estivessem a ler as palavras sem aplicar nenhumas regras de pronúncia inglesa mas sim as regras de pronúncia indiana. A comunicação é muito difícil e a palavra "what?" passou a ser a que uso com mais frequência.

Cheguei à conclusão que lá em casa sabemos todos cozinhar! Que alívio.. E também gostamos todos de beber vinho.. (que alívio :p) Esta semana fui jantar com mais pessoal da OutSystems. Conheci pessoas muito simpáticas e grandes crâneos! Uma delas, o Steve, ofereceu-me um cartão do Starbucks como prenda de Natal. E o Paulo, o big boss, pagou-nos o jantar! =) Cozinhei ontem pela primeira vez lá em casa. Fiz umas massas inventadas à pressão para variar.. Não ficaram mal (pelo menos sobrevivemos todos).

Montámos o nosso "arbusto de natal" (ver fotos)! Ficou no mínimo original! O espírito natalício já chegou a San Francisco...

A todos aqueles que não estão cá: I miss you all! Dêem notícias..

First weekend!

Hello a todos os que têm paciência e coragem (visto que às vezes escrevo muito) para ler este blog.

Finalmente pus as fotos no blog! O slideshow que aqui aparece tem um tamanho um bocado reduzido mas se clicarem nele são redireccionados para o web-album onde as imagens são bem maiores. Não tenho muito jeito para a fotografia mas é o que se arranja! :p

Sexta fui jantar com a Andreia, a Liliana, a Ana Luísa e a Sofia (ex-contacto que trabalha na AICEP) a um italiano muito fixe! Comemos e bebemos bem. Nessa noite toda a gente olhava para nós como se fossemos extraterrestres porque estas raparigas (todas menos a Andreia) decidiram sair de casaco vermelho. Na rua perguntavam todos se tinha sido planeado. Depois disso fomos ter com a Sara e o Carlos a um bar ao pé de casa onde bebemos uns cocktails (mojitos for me!).

O fim de semana passou muito depressa, comme d'habitude! O Luís Avides da AICEP foi muito simpático e emprestou-nos o carro dele para irmos ao Ikea. Guiar aqui é excelente! As auto-estradas não têm duas ou três faixas mas sim 5, 6 ou mais. É tudo muito largo e MUITO bem sinalizado! Eles usam os pontos cardeais para indicar as auto-estradas, o que dá muito jeito quando se tem noção do mapa e se sabe em que direcção se tem de ir. Os nomes das ruas estão muito visíveis em tabuletas nas esquinas (ao contrário da Europa) e as ruas têm quase todas um traçado ortogonal. Devido a esta disposição das ruas, os números das casas chegam facilmente a valores elevados da roda dos 9000!! Outra consequência disto é que, para facilitar a procura dum sítio específico numa rua, costuma-se dizer não só o nome da rua mas também a rua com que esta faz esquina. Ah, e cá os carros são todos automáticos!

No sábado passei então o dia no ikea com o Carlos a comprar as cenas para a casa! Comprei o meu quarto inteiro (ver fotos)! É menos uma guitarra que compro.. :s
Esqueci-me de dizer que na sexta fui ao Hard Rock de San Francisco! Estão lá guitarras de: Pearl Jam, Beatles, The Who e muitos outros. Também estão dois casacos de cabedal do Jimi Hendrix. Só bebemos uma cerveja e fomos embora!

Domingo foi dia de descanso! Fui ter com o André que é um colega da OutSystems (o gajo mais paciente do mundo que foi o meu "coach" quando cheguei à OutSystems) e com o Miguel que não conhecia e que é o meu boss! ;) Estivemos no Starbucks ao pé de nossa casa e estiveram-me a explicar como ia ser a minha primeira semana.. ..to be continued...

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

The never-ending day

Hello blog-readers!

Ontem apanhei o avião em Bruxelas às 7 da manhã, fiz escala em Londres e apanhei outro avião para San Francisco. Tinha planeado dormir na viagem para SF mas não consegui porque os malditos puseram filmes, séries e músicas à disposição dos passageiros. Quando comecei a ver filmes não parei...

Tive de deixar o meu laptop em Bruxelas porque só se podia ter uma peça de bagagem de mão e como tinha mesmo de levar o laptop do trabalho (o que a AICEP me deu) não tive grande escolha. Fiquei chateado mas felizmente pude trazer o meu disco duro externo que tem a maior parte das coisas de que precisava.

Anyway, quando cheguei a SF já era 1h da tarde. Morto de sono, fui tratar de coisas importantes como abrir a conta no banco, comprar um telemóvel barato, comprar um adaptador para poder ligar os meus aparelhos electrónicos, etc. (Obrigado Liliana por me teres mostrado onde os sítios ficavam e pela seca que deves ter apanhado). Vivo com dois Contactos: a Liliana e o Carlos. Em breve estarão aqui no blog fotos deles. :p

Foram eles que conseguiram alugar o apartamento onde estou a viver. :) Quando puder ponho aqui fotos do apartamento. Fiquei um bocado desiludido por ter o único quarto sem aquecimento, sem sol de manhã e o mais pequeno dos três. É o que dá chegar em último. Anyway, o tamanho do quarto é irrelevante e o aquecimento pode não ser um problema porque o quarto está entre a sala e o quarto da Liliana e ambos têm aquecimento.

A casa não está mobilada. Tenho de ir ao IKEA comprar uma cama, uma secretária e uma cadeira confortável. Tenho um armário no quarto mas não tem gavetas, só tem um sítio para cabides mas sem cabides.. =)

Para além disto a casa parece impecável. A cozinha é enorme e tem tudo. Temos duas casas de banho mas só uma delas tem banheira. O apartamento é numa esquina e é no 1º (e último) andar por cima da agência que nos alugou o apartamento, o que significa que não vamos ter muitos problemas com os vizinhos e o barulho. Ainda bem, porque quando comprar a guitarra já ninguém dorme! :p

Isto está a ficar um bocado comprido mas vou só acabar de contar o dia de ontem. Depois daquelas voltas todas, de um bom duche e de ter decidido que me ia deitar o mais tarde possível para tentar não ficar demasiado "jet-lagged" combinámos ir jantar fora. Fui jantar com o Carlos, a Liliana, a Ana Luísa e a Sara a um restaurante italiano perto de casa. Acho que as pizzas (todas com bastante cebola) e o vinho ficaram aprovados por todos. A Sara e a Ana Luísa também são do programa contacto mas vivem noutro apartamento.

Este "never-ending post" chegou ao fim. Até amanhã.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Long time, no blog..

Finalmente tive tempo para escrever umas palavras neste blog!

Acabei esta sexta-feira o periodo de estágio na OutSystems em Portugal! Correu tudo o melhor possível: revi velhos amigos, fui finalmente ao concerto dos NOFX, ganhei no poker, compus na guitarra, fiz novas amizades com pessoal muito fixe (e trabalhador =) ), trabalhei num projecto "a sério" para uma companhia biofarmaceutica conhecida, resolvi problemas, pensei, aprendi..

Agora vim passar uns dias a Bruxelas para rever a família, a namorada e os amigos. Estou a aproveitar todos os momentos que tenho para matar saudades de tudo pois são os últimos momentos antes da grande viagem (literalmente).

Esta quarta-feira parto à descoberta para outro país, outro mundo, outra vida..

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Certificados..

Durante estes primeiros dias de estágio estive a passar uns testes para obter os certificados da OutSystems em diversas categorias. Para cada categoria existem 6 níveis de 'expertise'. Disseram-me que o nível mínimo para conseguir trabalhar com os programas da OutSystems era o dois, por isso, a minha missão foi conseguir esse nível em todas as categorias. ;)

















Os testes que fiz foram todos online e com tempo limitado. Basicamente, tive de estudar o 'help' dos três programas principais da empresa que constituem o que nós chamamos "a plataforma OutSystems". Não detalho mais a plataforma porque nem todos os que lêem este blog são de informática.. =)

Tudo isto foi muito teórico e apesar de ter passado os testes ainda sinto que não sei quase nada porque não tive nenhuma experiência prática. Felizmente, deram-me hoje um projecto para fazer no qual posso aplicar as coisas que estive a aprender.

Para além destas coisas, continuo a conhecer pessoas sempre muito fixes e prontas a ajudar. Tenho de aproveitar esta ocasião para culpar a AICEP pela constipação que apanhei devido ao mau uso do ar condicionado na sala das conferências no hotel em Braga. Ainda não passou e está a piorar.

sábado, 27 de outubro de 2007

1º dia de estágio

Comecei o estágio ontem de manhã quase com uma directa em cima porque na noite anterior fui ver o concerto da banda do Gomes : Incuba-mos .

Após uma curta viagem de autocarro cheguei a Linda-a-Velha e dei logo com o edifício da OutSystems. O problema foi que a OutSystems tem dois escritórios em Linda-a-Velha e como não podia deixar de ser, fui ter ao errado. Felizmente, o outro escritório era do outro lado do edifício por isso não perdi muito tempo.

Quando lá cheguei subi no elevador (já não sei quantos andares, tenho de ver isso para não me enganar) e entrei por uma porta que depois percebi que só se abria se o sistema identificasse uma impressão digital. Como a minha impressão digital ainda não estava no sistema, tive de tocar à campainha.

Fui logo bem acolhido e fiz um "tour" do sítio. Pareceu-me ser um local relativamente pequeno. As pessoas trabalham quase todas na mesma sala em conjuntos de mesas chamadas 'ilhas'. Cada 'ilha' pertence a uma equipa de pessoas que são responsáveis por uma certa área. Eu estou na ilha que trabalha directamente com os Estados Unidos.

Conheci muita gente mas decorei poucos nomes. Isso virá com o tempo. Toda a gente foi porreira comigo e não me senti tão perdido como me poderia ter sentido num primeiro dia num sítio desconhecido com pessoas desconhecidas.

O único problema que tive foi não ter levado o laptop. Lá na OutSystems toda a gente usa laptop! Ninguém me tinha avisado disso e começou por ser um problema mas rapidamente deixou de o ser pois me emprestaram um computador.

Para acabar esta mensagem que começa a ficar longa, disseram-me que a minha 'missão' durante a próxima semana (e talvez também na outra) é de fazer a minha "auto-formação". Isso significa que tenho de ler uns tutoriais sobre o(s) programa(s) que eles usam e aprender tudo o que puder durante esse tempo. Felizmente houve muita gente a dizer-me que se tivesse dúvidas podia falar com eles.

Ah, factor importante: cada um gere o seu tempo. Não há horas certas de entrada nem de saída.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Linda-a-velha

Antes de ir estagiar durante 6 meses para a Califórnia ainda vou estagiar durante um mês em Linda-a-Velha na mesma empresa! A empresa chama-se OutSystems!
Começo amanhã o estágio em Linda-a-Velha! Vamos ver o que isto dá...

The beginning

Aqui vai a primeira mensagem deste "blogue". (sim, a palavra existe em português por mais estranho que seja..)

Até hoje não tinha percebido a utilidade de se ter um blogue, mas sabendo que vou para a Califórnia brevemente, achei que podia ser uma maneira gira de dar notícias minhas aos meus amigos e família, de publicar algumas fotos da minha estadia, etc. Obviamente que existem outros meios de comunicação mais pessoais e continuarei a usá-los mas a verdade é que a maior parte de vocês sabe o que é chegar ao messenger e terem 5 ou 6 pessoas a vir falar convosco fazendo com que não tenham realmente tempo de falar convenientemente com cada pessoa.

Visto que nunca tive um blogue, que sou um bocado preguiçoso e que não sei quanto tempo terei disponível para dedicar a isto, não dou garantias nenhumas de que vou escrever todos os dias nem prometo não desistir disto.